#023... PRESENTE

 

No auge dos meus 58 kg, altura de 1,72 cm, quase completando 35 anos de idade, só tenho motivos para celebrar meu desempenho na prática de atividades físicas. O fato de eu ser um cara vegano, ajuda e conta muitos pontos. Minha alimentação sem derivados de origem animal desde 2004 resultou em um biotipo leve por fora e saudável por dentro. Minha imunidade é muito grande, sequer pego gripe. Dor de cabeça nunca tive. Na infância eu era asmático e quase fui dessa para uma melhor aos 7 anos de idade. Depois de fazer muita nebulização, me curei.

A corrida surgiu na minha vida em abril de 2020, quando começou a pandemia. Eu morava em Porto Alegre próximo ao Parcão. Lá comecei a correr usando máscara e com álcool em gel no bolso. Lógico, fazia 5 km em 30 minutos. Aquilo ali me ajudou a manter a saúde mental em dia. Portando, neste ano, meu remédio natural, minha terapia mental, é a atividade física, que completará 3 anos.

Acho um absurdo quem destrói a própria vida com cigarro, bebida alcoólica e alimentação desregrada. Será que falta amor próprio? Talvez sim. Enquanto uns acordam 6 da manhã para ir malhar, correr e fazer valer o dia, outros nem despertam. Ninguém é perfeito e não sou padrão pra ninguém, mas vamos combinar, as pessoas estão adoecendo porque não cuidam de si. 

Quero viver até os 100 anos de idade. Tenho, em tese, umas seis décadas pela frente. Nunca serei fumante, nem bêbado, nem gordo. Eu me amo!

Amar a si mesmo é um ato de rebeldia. A gente é incentivado o tempo inteiro a procurar nos outros aquilo que deveríamos encontrar dentro da gente: o amor. Portanto, se olhar no espelho e dizer que se ama, é o essencial para estar com a autoestima em dia. Você já se declarou hoje?

Vamos conversar? Temos que estar atentos a alguns sinais importantes: tristeza tem motivo. A pessoa sabe que está triste. A depressão é uma tristeza profunda e muitas vezes sem conteúdo, sem motivo aparente.  A pessoa com depressão tem pensamentos suicidas. Por todos estes fatores, o mais correto é a ajuda profissional. 

Para iniciar uma conversa, ao menos assim eu faço, o ideal é começar dizendo que está preocupado ou que percebeu que ela mudou, e que gostaria de saber como ela está. Caso ela esteja disposta a falar (sem forçar) você pode começar a perguntar-lhe pelo momento que começou a se sentir assim, o que aconteceu para ela se sentir daquela maneira e como ajudá-la.


A melhor forma de prevenir a depressão é cuidando da mente e do corpo, com alimentação saudável e prática de atividades físicas regulares. Cuidar do organismo reflete na saúde mental. Enfim, eu tive um caso leve lá em 2017, mas consegui dar a volta por cima.

Daí tô aqui escrevendo este texto quando toca no meu Youtube Music a canção “Tudo novo de novo” do Paulinho Moska. A letra dela é perfeita. Fica a dica!

“tudo novo de novo... vamos nos jogar onde já caímos!”

Comentários